Alzheimer, A familia, A doença = Erico J. Santos
Alzhemeimer A família, A doença.
Erico J. Santos
.
158 páginas .
O autor nos apresenta a doença de Alzheimer. A necessidade de um diagnóstico o mais rápido possível, o impacto que tem sobre a família, a convivência com a pessoa doente.
.
A necessidade de saber usar a inteligência emocional para administrar os sintomas que o doente vai apresentando nas várias fases da doença.
Uma doença que não tem cura, mas que se diagnosticada bem no início pode ter seus sintomas retardados por mais tempo.
Um dos pontos que mais me tocou foi o seguinte:
.
. "Precisamos viver o dia de hoje como se fosse o último; não podemos sentir a dor do arrependimento, de ter feito pouco ou muito pouco pelos pais. Quando a doença de Alzheimer chega, nada mais importa além de cuidar com dignidade e respeito dos nossos pais. Com o avanço da doença, nada do que fizermos será lembrado por eles. As emoções que sentimos não mais poderão ser compartilhadas com eles, e ficamos fragilizados. Na vida não há replay. Se ficarmos ausentes e o Alzheimer chegar à vida dos nossos pais, já não teremos mais oportunidade de viver com eles na sua lucidez plena de entendimento. Não devemos construir viagens de remorsos para a nossa vida nem comportamentos emocionais de arrependimentos".